Na sua terceira passagem pelo Planalto, Lula fez neste domingo, 30, o primeiro pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão. O presidente falou sobre a perda do poder de compra da população, condenou a taxa de juros e anunciou o aumento do salário mínimo. “A partir de amanhã, o salário mínimo passa a valer 1.320 reais para trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. É um aumento pequeno, mas real, acima da inflação, pela primeira vez depois de seis anos”, disse Lula.
“Nos próximos dias, encaminharei ao Congresso Nacional um projeto de lei para que esta conquista seja permanente, e o salário mínimo volte a ser reajustado todos os anos acima da inflação, como acontecia quando governamos o Brasil”, seguiu.
O presidente também anunciou o aumento da faixa isenta do imposto de renda, que estava há oito anos em 1.903 reais para 2.640. Lula prometeu — assim como fez durante a campanha à Presidência — que até 5.000 reais.
Ao fim do discurso, Lula exaltou o Dia do Trabalho, comemorado nesta segunda-feira, 1º de maio, e disse que a classe trabalhadora voltará a ter conquistas. Na data, Lula vai para São Paulo, onde participa de evento com centrais sindicais que vão celebrar os 80 anos da CLT.