O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), através da Gerência Operacional do Cadastro Único e Programas Sociais-PB, realizou a capacitação de entrevistadores de formulário do Cadastro Único para Programas Sociais na Paraíba – Conhecer para incluir. A capacitação tem como objetivo instruir os profissionais que trabalham com o Cadastro Único, na qualificação e fortalecimento de identificação das famílias em situação de vulnerabilidade.
Durante o curso, foram apresentadas orientações quanto ao preenchimento de maneira correta do formulário físico de coleta de dados do Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal. Tendo como público-alvo: gestores, técnicos, entrevistadores sociais, digitadores/operadores, assistentes sociais, integrantes do controle social e demais técnicos do Sistema Único de Assistência Social(SUAS).
A capacitação, que reúne 30 pessoas, foi ministrada em quatro dias, 32 horas/aula, com aulas narradas, tutoriais, exercícios de fixação e de verificação de aprendizagem. E seu conteúdo distribuído em seis módulos: Introdução ao Cadastro Único; Conceitos Fundamentais; Cadastro Único Interfederativo; Noções sobre Programas Sociais Usuários; Noções dos Processos de Qualificação do Cadastro Único e por último entrando em contato com o Cadastro Único.
Para a gerente Estadual do Cadastro Único e Programas Sociais, Ediclê Travassos de Lima, a capacitação de entrevistadores de formulário do Cadastro Único para Programas Sociais na Paraíba – Conhecer para incluir, é importante para qualificar os profissionais dos municípios que atuam diretamente com as famílias de baixa renda. “É importante destacar que a equipe técnica da Sedh tem o papel de orientar os técnicos dos municípios durante o processo de capacitação, aperfeiçoando a coleta de informações das famílias que estão ou que podem ser inscritas no Cadastro Único para que os Governos Federal, Estadual e Municipal possam ofertar as Políticas Públicas”.
A assistente Social, Dailma Souto falou da importância desse tipo de capacitação, e a influência na melhoria do desenvolvimento do trabalho. “Essa capacitação do Cadastro Único, como a gente bem sabe, tem por objetivo melhor qualificar os profissionais envolvidos no trabalho de coletar informações sobre a questão social, socioeconômica das famílias, que irão impactar na implantação da Políticas Públicas para essas famílias. Contribui no aprimoramento dos profissionais envolvidos no Cadastro Único, a assistente social, o entrevistador e técnicos”, declarou Dailma de Souza.
O entrevistador e digitador do CadÚnico, Pedro Figueiredo, lembrou a importância desse tipo de curso para o teu trabalho. “É importante ter aprendizado, para que a gente possa ter mais segurança no desenvolvimento do trabalho, no momento de fazer a entrevista com as famílias que necessitam de benefício, evitando erros, principalmente, para não prejudicar nenhuma família que tenha a necessidade do Cadastro Único, e assim poder receber algum benefício. E vai acrescentar no meu trabalho, como vou poder executar uma função sem ter conhecimento? Então, isso é uma forma de adquirir mais conhecimento e fazer de uma forma mais precisa o trabalho que a mim foi confiado”, destacou Pedro Figueiredo.
Serviço: Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família – contatos: (83) 3133-4062 -3133-4083 [email protected] .
Mín. 22° Máx. 36°