Um acordo de cooperação técnica foi celebrado entre a Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, e o Memorial Pereira Lima, em Princesa Isabel, município do Sertão paraibano. A minuta de parceria entre as duas instituições foi assinada na sexta-feira (18), durante uma visita de representantes da FCJA à sede do memorial Pereira Lima.
A cooperação prevê o apoio técnico da FCJA, por meio de assessoria especializada, à preservação do acervo cultural e histórico que compõe o Memorial Pereira Lima, que guarda boa parte da memória (documentos e objetos) da chamada Revolta (ou Guerra) de Princesa, que antecedeu a Revolução de 1930.
Na prática, haverá o compartilhamento dos itens histórico-culturais presentes no Memorial Pereira Lima ao acervo da Fundação Casa de José Américo, com exceção daqueles que forem de natureza familiar e pessoal da família do Coronel Zé pereira, que comandou a instalação da chamada República de Princesa. Em dois anos, ao final do período do convênio, todo o material ficará disponibilizado ao público em geral, para pesquisadores e estudiosos do assunto.
O Memorial Pereira Lima é uma instituição privada (de natureza familiar) e sua sede está instalada à Praça Epitácio Pessoa, 213, no Centro da cidade de Princesa Isabel. Já a Fundação Casa de José Américo, localizada no Bairro Cabo Branco, na orla da capital paraibana, está integrada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do governo paraibano. A FCJA tem como missão a promoção da preservação dos acervos culturais do estado da Paraíba, com a disponibilização universal dos seus conteúdos.
Mín. 23° Máx. 37°