No dia 11 de janeiro de 2025, uma lamentável situação afeta a percepção dos servidores efetivos e de todos os aposentados do Instituto de Previdência - IPAM na cidade de Santa Helena, especialmente no que diz respeito aos repasses realizados pela administração municipal liderada pelo prefeito João Cleber Ferreira Lima.
Conforme informações do Tribunal de Contas da Paraíba, ao longo de 2024, a administração municipal não transferiu corretamente os valores das contribuições previdenciárias dos servidores daquele município. Ao término do ano, apesar de ainda haver alguns empenhos a serem registrados no sistema SAGRES do TCE-PB, constatou-se um déficit total de R$ 953.800,14 (novecentos e cinquenta e três mil oitocentos e quatorze centavos) que deveriam ter sido repassados ao IPAM da cidade de Santa Helena.
É urgente que os órgãos responsáveis pela fiscalização e controle adotem medidas rigorosas, pois as futuras gerações de funcionários municipais daquela cidade, ou até mesmo a presente, podem não ter a oportunidade de se aposentar através desse sistema, que se encontra em colapso financeiro.