A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) lançou recentemente a Escola de Gestão Municipal, com o objetivo de melhorar a administração nas prefeituras, por meio da capacitação de servidores públicos em áreas técnicas específicas, como saúde, educação, controle interno, transparência e gestão. A nova instituição, fundada pela diretoria nesta segunda-feira (10), será dirigida pelo ex-prefeito de São Bento e atual secretário da Famup, Jarcques Lúcio. A aula inaugural está agendada para ocorrer durante o II Confep, no dia 3 de abril, e será conduzida pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo Filho.
A Escola de Gestão foi estabelecida com a finalidade de promover treinamentos e melhorar a administração municipal, tarefas que a Federação já vinha realizando. Entretanto, com esse novo instrumento legal, há a possibilidade de formar parcerias com instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, além de órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas da União, o Tribunal de Contas do Estado, a Controladoria-Geral da União e a CGE do Estado. Essas colaborações permitirão a realização de capacitações e proporcionarão certificados com validação pública, salientou o presidente da Famup, George Coelho.
Conforme Pedro Dantas, secretário-executivo da Famup, a instituição da Escola de Gestão Municipal permitirá o reforço e desenvolvimento das formações disponíveis para as cidades. "Com a norma que estabelece a escola, teremos a oportunidade de buscar colaborações externas, como emendas de parlamentares, além de outros fundos que tornem viável a realização de diversos cursos nas mais distintas áreas de atuação municipal. O grande beneficiado será o municipalismo, que se tornará mais robusto, assim como a população, que receberá um atendimento mais eficaz nas cidades". Ponderou.
O recém-indicado diretor da Escola de Gestão Municipal, Jarcques Lúcio, afirmou que a instituição terá como prioridade proporcionar as mais qualificadas formações para servidores municipais e prefeitos, visando aprimorar a gestão pública. “Isso representa um importante avanço da Famup, sob a direção do presidente George Coelho. O grande beneficiado é o municipalismo e, principalmente, a administração pública e a população da Paraíba”, destacou.
A aula inaugural ocorrerá no dia 3 de abril, às 9h, no palco central do evento, direcionada a prefeitos e prefeitas, além dos participantes do II Confep. O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo Filho, abordará a criação da Escola de Gestão Municipal pela Famup e a relevância desse avanço para as cidades.
Na ocasião da apresentação, o presidente do TCU compartilhará com os gestores municipais a vivência do órgão e a interação do Tribunal com os municípios do Brasil, tendo como objetivo aprimorar a gestão, monitorar as finanças públicas e colaborar para o fortalecimento das administrações públicas em prol da sociedade.