Um cabo da Polícia Militar, matou covardemente um ourives que era seu amigo e acabou sendo preso na última terça-feira (11). O crime aconteceu em Juazeiro do Norte, na segunda-feira (10), e o militar, identificado como José Nailton Campos, foi capturado em Várzea Alegre, ambos municípios na região do Cariri do Ceará.
A vítima foi identificada como Jorge Silva Melo, de 43 anos. Nesta terça-feira, moradores do bairro Antônio Vieira, onde a vítima morava, fizeram um protesto durante o velório. O crime foi flagrado por uma câmera de segurança
Nas imagens é possível ver os dois homens próximos a um carro branco. Em outro momento, a vítima foi atingida por, pelo menos, cinco disparos efetuados pelo mesmo homem. Então, o homem de camiseta preta (que seria o militar) saiu dirigindo o carro branco.
Em nota, a defesa do policial militar lamentou a morte de Jorge Silva e afirmou que vai recorrer da prisão do policial José Nailton. A defesa também disse que o militar sofre de transtornos mentais, "que afetam sua percepção da realidade".
"Além disso, é fundamental destacar que José Nailton Campos é uma pessoa curatelada, sendo portadora de transtornos psiquiátricos, com perturbações mentais e alucinações, que afetam sua percepção da realidade. O mesmo faz uso contínuo de medicação controlada e encontra-se sob acompanhamento médico. A defesa informa que documentos que comprovem sua curatela e eventuais medidas processuais, incluindo o incidente de insanidade mental, serão oportunamente apresentados ao Juízo competente. Acreditamos que tais elementos podem esclarecer aspectos relevantes sobre a ausência de suas faculdades mentais e auxiliar na condução correta do caso", disse o advogado. Vinícius Ramos de Sá.
A Secretaria da Segurança Pública informou que a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão contra o cabo da Polícia Militar, que tem 57 anos. O órgão disse ainda que o servidor estava afastado por Licença para Tratamento de Saúde (LTS) desde junho de 2023. A secretaria não comentou possíveis motivações do crime.
A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informa que instaurou processo disciplinar para apurar ocorrência na seara administrativa, estando este em trâmite. O Inquérito Policial está sob responsabilidade da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.
Veja abaixo o momento exato do assassinato