A manhã desta quarta-feira (16) começou com uma dura mensagem para os gestores municipais do Sertão da Paraíba: nenhum cofre público está totalmente seguro na era digital. A Polícia Federal deflagrou a Operação Long Range, com o objetivo de combater crimes de furto eletrônico mediante fraude, após hackers desviarem R$ 82.650,00 das contas da Prefeitura de Desterro/PB em 2023.
De acordo com a investigação, os criminosos invadiram as contas bancárias do município e transferiram os valores para contas pessoais e de terceiros, os chamados “laranjas”. Por meio de quebras de sigilos bancários autorizadas pela Justiça, a PF conseguiu rastrear o dinheiro e identificar os verdadeiros beneficiários do esquema fraudulento.
A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo, nos bairros Balneário Mar Paulista, Três Marias e Lageado. Além disso, a Justiça Federal determinou o afastamento do sigilo de dados telemáticos dos envolvidos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de furto eletrônico mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Prefeitos, fiquem atentos!
O caso de Desterro acende um alerta vermelho para todas as prefeituras do Sertão paraibano. A fragilidade na segurança digital pode abrir brechas perigosas para a ação de quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos.
É hora de reforçar os protocolos, revisar acessos bancários e investir em segurança da informação. O próximo alvo pode ser qualquer município.